Plano continental de preparação e resposta do Mpox para África

Resumo Executivo
Em 13 de agosto de 2024, o CDC África declarou o surto de Mpox uma Emergência de Saúde Pública de Segurança Continental (PHECS). No dia seguinte, a OMS declarou-o uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC). É essencial uma resposta coordenada a nível continental, coliderada pela União Africana (UA) através do CDC África e da Organização Mundial de Saúde (OMS), em estreita colaboração com parceiros mundiais que trabalham no âmbito de um plano, orçamento e quadro de monitorização unificados.
Nos últimos três anos, os casos de varíola em África aumentaram devido a uma maior transmissão de pessoa para pessoa e a capacidades de resposta insuficientes. Os principais desafios incluem uma vigilância deficiente, capacidades laboratoriais limitadas, práticas deficientes de prevenção de infecções, pouca sensibilização do público, envolvimento inadequado da comunidade e escassez de vacinas e tratamentos. A fragilidade dos sistemas de saúde e o financiamento inadequado agravam estes problemas.
Para responder a este surto, é essencial uma resposta coordenada a nível continental. Foi acordado que a resposta será coliderada pelo África CDC e pela OMS, em estreita colaboração com os parceiros mundiais que trabalham sob uma equipa unificada de gestão de incidentes, plano, orçamento e quadro de monitorização.
O presente plano de preparação e resposta define as prioridades essenciais para conter o surto de varíola em torno de dez pilares, com ênfase na melhoria da (1) coordenação e liderança, (2) comunicação de riscos e comunidade, (3) vigilância, (4) laboratório, (5) gestão de casos, (6), prevenção e controlo de infecções, (7) vacinação, (8) investigação e inovação, (9) apoio às operações e logística, (10) continuidade dos serviços essenciais. As intervenções são adaptadas aos países altamente afetados e em risco, tendo em conta a transmissão transfronteiriça.
Os Estados Membros são categorizados em quatro grupos baseados no risco para melhor orientar os esforços de preparação e resposta e a afetação de recursos de forma mais eficaz: países com transmissão sustentada, países com casos esporádicos ou reservatórios endémicos, países em risco perto de áreas de alto risco e outros países que mantêm uma preparação de rotina. Esta abordagem assegura um planeamento orientado e uma utilização óptima dos recursos.
Excluindo o custo das vacinas, que depende da negociação com os fabricantes e doado em espécie, o orçamento estimado para os seis meses de setembro de 2024 a fevereiro de 2025 é de 599 153 498,00 USD. Deste montante, 55% (329 311 463,00 dólares) são afetados à resposta à varíola em 13 Estados Membros afetados e à preparação em 15 outros, enquanto 45% (269 842 035,00 dólares) são destinados ao apoio operacional e técnico através dos parceiros. Este financiamento é vital para responder às necessidades de resposta imediata, colmatar as lacunas de capacidade e assegurar a gestão sustentada da varíola em todo o continente.


Home – Africa CDC